terça-feira, 13 de setembro de 2011

Crise!

Voltei de férias faz duas semanas, mas como tenho andado ocupado a tentar perceber o que se passa por este mundo, apenas agora vou falar um pouco, e que melhor título que este? A CRISE!
A crise está no ar, porque haverá crise? Em face dos acontecimentos dos últimos anos, considero que as pessoas foram patinhos, que foram 'levadas' a crer que este mundo, esta vida é um mar de rosas, faz parte de um plano que começou de certeza à muito tempo.
Se virmos bem a coisa, nota-se que a maneira de fazer dinheiro já não é como era dantes, antes os câmbios tinham razões, hoje em dia, uma moeda vale, dependendo do que o "gestor" das moedas entende que vale.
Um dos acontecimentos mais surreais, foi agora com a Líbia, de um momento para o outro muda-se a pessoa, apenas por conveniência, porquê? Se durante anos ninguém se importou? O que terá acontecido que levou a que se passa-se isto? Se olharmos para a Líbia à uns 30/40 anos atrás, de certeza que estariam piores, que agora de certeza que têm melhores condições, mas o que se passou? Eu, sinceramente não sei, mas desconfio, do quê? O Khadafi sempre disse que África devia ter uma moeda única, e agora estava a vender o petróleo por moedas que não o dólar americano, tal como o estava a fazer Saddam, aquele 'amigo' que estava no Iraque.....algo parecido? Pois, quanto a mim, acho que o próximo é o Chavez, e ele até está debilitado, tudo depende de quem será o próximo, pois terá que ter carisma, e saber comprar a simpatia do povo, algo que o actual tem, mesmo que não seja total.
Agora nós, o que impede o Euro de se afirmar no mundo? A Libra, pois claro. O problema está em Inglaterra, que nem se assumem como Europeus, nem como Americanos, que estão no meio, a manter um jogo, que cada vez mais se está a tornar perigoso. Quem ler, vai dizer - Nããã, eles são uns porreiros, o problema não está na Libra..., mas eu dou uma dica - o brent é vendido por que valores? Em USD. Porquê, faz sentido um país vender um bem, de acordo com a moeda de outro? A não ser que lucre com isso, certo? Acho que essa foi a razão dos Brits não entrarem para o Euro, está-se mesmo a ver que não podiam tirar o tapete aos amigos dos Estados Unidos, já imaginaram a Inglaterra com o Euro, qual era o sentido de haver cotação em dólares do mercado de petróleo? Nenhum, e esse seria o princípio do fim dos USA, pois o valor da sua moeda não corresponde ao valor que existe no seu país, mas sim ao valor do petróleo, ao dinheiro necessário para comprar esse produto. Por isso é que o Euro está a ser descredibilizado, porque interessa aos dólares, a razão da crise da economia dos EUA é o de estarem a imprimir menos dólares.
E nós totós, estamos a ir na conversa, porquê? Porque como sempre, cada um olha para o seu umbigo, e temos uma Grécia que se está a marimbar para esta coisa da União Europeia, a Grécia quer é gozar enquanto pode, mamar até secar....

Sem comentários:

Enviar um comentário